Quando saber que é a hora de registrar a minha marca? Devo esperar um pouco ou a hora é agora?
No artigo de hoje, vamos discutir sobre indícios de que a hora para você registrar a sua marca é agora, já!
Além disso, vamos mostrar como você deve analisar essa tomada de decisão que vai impactar – positivamente – na sua empresa!
Nós já falamos no blog sobre 10 motivos para se registrar uma marca e qual a importância em se fazer isso para o seu negócio.
Agora, vamos falar sobre quando saber que é a hora de registrar a sua marca!
Então, vamos lá? Continue lendo o nosso post para descobrir!!
Vantagens em se registrar uma marca
Existem várias vantagens para você registrar a sua marca, dentre elas, destacamos:
- Aumento da credibilidade e status da sua empresa no mercado
- É possível incorporar o valor da marca ao capital da sua empresa
- Com o registro da sua marca no INPI, apenas você tem o direito de uso exclusivo dela
- Possível tomar medidas ou ações contra outras empresas, caso a sua marca seja usada de maneira indevida por outros
Viu só? Existem várias vantagens que te ajudam tanto com o crescimento da sua empresa quanto com a proteção dela também.
Afinal, quantos casos existem de empresas que precisaram trocar o nome, porque algum outro negócio usou a mesma marca para comercializar os seus produtos ou serviços?
É um assunto muito sério, então, é possível já responder a nossa pergunta inicial – sobre quando saber a hora certa de registrar a sua marca – simplesmente pensando nessas vantagens.
Além disso, fica fácil perceber que assim que iniciar as atividades da sua empresa, o registro de marca é fundamental!
Por isso, não adie!
Como registrar a minha marca?
Ok, agora você já percebeu sobre a relevância em se registrar a sua marca, mas, então, como proceder?
Consulta de Registros de Marcas
Antes de mais nada, é interessante você saber se a marca ou nome que pretende usar ainda não é usado por outro negócio.
Não é uma tarefa complicada, todavia, é aconselhável que seja feita por especialistas, pois, são muitos os fatores que norteiam o que é registrável e o que não é.
Não somente marcas idênticas no mesmo segmento de atividade são empecilhos, mas também, aquelas parecidas com a marca pretendida, dentre outros fatores.
Portanto, faz-se necessário uma consulta de viabilidade com especialistas para minimizar os riscos no investimento em um processo de registro de marca.
Consulta de viabilidade para o registro de marcas – CLIQUE AQUI
Dessa forma, após esse primeiro passo, você tem que entender o que precisa ser feito a seguir, por isso, vamos falar mais no próximo tópico.
Faça o seu registro de marca com especialistas
Após a consulta, você precisa contar com especialistas sobre o assunto, para solicitar o seu registro de marca.
É imprescindível contar com o auxílio de especialistas, porque só dessa forma você minimiza riscos, evita perda de prazos processuais e garante defesa da marca, quando necessário.
Todas as solicitações são encaminhados para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e, depois de realizar a solicitação, a espera costuma demorar cerca de dois anos até a concessão do registro.
Logo, é preciso ser rápido e procurar o quanto antes registrar a sua marca.
Quando aprovado o seu registro, ele valerá por até 10 anos!
O investimento pago vale cada centavo, porque só assim você está protegendo o nome do seu negócio e investindo em algo que vai, com certeza, retornar como lucro para a sua empresa.
Quando devo registrar a minha marca?
“Pois é, será que é o momento certo?”, você pode estar pensando.
A nossa resposta é: SIM!
Não só enfatizamos sobre a relevância da marca da sua empresa, afinal, ela vale ouro, como também ressaltamos sobre a necessidade de se pensar em registrar a sua marca o quanto antes.
Todo o processo de registro de marca pode demorar. Enquanto esse tempo passa, a sua empresa acumula capital, você se torna conhecido no mercado e consegue fidelizar clientes.
Nada melhor do que crescer com a segurança em saber que nada – nem outra empresa – poderá tirar de você o sucesso do seu negócio.
A sua marca é sua propriedade e, como tal, precisa ser pensada e tratada com atenção.
Ainda por cima, se você quer evitar processos judiciais acerca do uso indevido da sua marca e gastar dinheiro com esse grande problema, não é hora de esperar.
Você deve, portanto, registrar a sua marca o quanto antes!
Riscos em não registrar a sua marca
Ainda não está convencido? Calma, a MegaMark vai te explicar um último – mas fundamental – detalhe: os riscos ao não registrar a sua marca!
São vários os riscos e garantimos que cada um deles acompanha bastante dor de cabeça para você e sua empresa.
Olhe só alguns exemplos:
- Risco em perder a marca
- Perda do reconhecimento
- Risco de ter prejuízo
- Perda dos direitos legais no licenciamento
Motivos não faltam agora para te convencer, certo?
Caso queira entender melhor cada um desses riscos que você pode correr ao não registrar a sua marca, te convidamos para ler o nosso outro artigo sobre o assunto.
Basta clicar aqui para entender mais.
Considerações Finais
Muito bem! Agora você já entendeu que o melhor momento para registrar a marca da sua empresa é agora!
E não pense que você vai economizar, ao adiar esse passo importante para o futuro do seu negócio.
Afinal, é fundamental pensar em todos os detalhes para sua empresa crescer e isso inclui o registo de marca.
Inclusive, você pode contar com a ajuda de empresas que entendem sobre todo o processo e que podem ajudar com todo o formulário e solicitação de registro ao INPI.
Isso porque, é bastante estressante ter que preencher muitos formulários, pagar taxar, definir a categoria da empresa, entre outros assuntos relacionados.
No entanto, a tarefa se torna mais fácil com a ajuda de quem entende como fazer tudo o que é necessário, sem correr o risco de erros durante o processo.
Sendo assim, terceirizar o registro é uma forma de ganho de tempo valioso para a empresa.
Deste modo, para o empresário que deseja contratar uma assessoria especializada em propriedade intelectual, com ênfase no registro de marcas, a MEGAMARK é uma ótima opção.
Se você pretende dar início ao registro de marca, preencha, então, o formulário de análise de viabilidade, presente em todas as páginas do nosso site.
Seus dados estarão protegidos pelo nosso profissionalismo, alta tecnologia de proteção de dados e de acordo com a LGPD 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados).
E, aí? Gostou do post? Deixe seu comentário ou dúvida, que vamos adorar te responder!