A propriedade intelectual de uma empresa está entre os seus bens mais importantes. Afinal, é investido muito dinheiro e tempo para construir as ideias e a identidade que é “a cara” do negócio. Por isso, é fundamental conhecer os principais conceitos que se referem a estas propriedades. Um ótimo exemplo é entender quais são as diferenças entre marcas e patentes.
O que é uma marca?
Começando pela marca. Todo mundo tem uma noção básica do que é uma marca, mas no ponto de vista do registro, o que ela exatamente significa? De maneira bem direta, a marca é qualquer símbolo que seja usado para identificar uma empresa, seus serviços ou seus produtos.
Ela pode ser praticamente qualquer coisa. Um nome, uma palavra, um símbolo ou a combinação de qualquer um deles. Por exemplo, a vírgula da Nike e as 3 listras da Adidas são exemplos de marcas registradas que não precisam de nenhuma palavra. A Coca-Cola já é um caso de uma marca que usa palavras.
O principal objetivo da marca é identificar que determinado produto ou serviço é de uma empresa específica. Isso faz bastante sentido, dado o esforço que é feito para criar uma relação de confiança entre o público e a empresa. Existe uma certa expectativa ao comprar um tênis com a marca da Nike, por exemplo. Imagine se qualquer empresa pudesse colocar a marca em um produto qualquer?
A marca protege a empresa de ter o seu nome associado a um produto inferior. Por isso, é tão importante fazer este registro.
O que é a patente?
Agora que já ficou claro o que é a marca, resta entender bem o que é a patente. Este é um termo um pouco mais complexo, mas que não é muito difícil de entender. Ao criar uma patente, uma empresa ou pessoa garante os direitos exclusivos de propriedade de uma invenção, que pode ser um produto ou processo.
Neste caso, o objetivo é proteger aquele que gerou uma grande inovação, de modo que apenas ele possa controlar a produção, venda ou mesmo o uso de uma invenção patenteada, a não ser que exista o consentimento.
Qual é a diferença entre patente e marca?
Agora, é bem mais simples responder à pergunta principal: qual é a diferença entre marca e patente.
Primeiramente, a marca protege a identidade da empresa por meio dos seus produtos e serviços, enquanto a patente segura uma inovação, garantindo o uso exclusivo. Ou seja, a marca reflete a empresa, enquanto a patente se refere a uma ideia.
A marca registrada é aplicada em relação a uma palavra, símbolo ou algum outro elemento gráfico. Já a patente é mais ampla, protegendo ideias e invenções em praticamente qualquer campo.
Quando se registra uma marca, é conferida uma proteção de “boa vontade”. Ou seja, não somente os concorrentes não podem usar a marca em si, como outras pessoas que usam marcas semelhantes a da empresa. Por exemplo, uma empresa de tênis chamada “Mike”, com a vírgula invertida está fazendo uma violação da marca.
Por isso que é tão importante fazer o registro de marcas e patentes. O primeiro protege a identidade e integridade da sua empresa enquanto o segundo garante a segurança de novas ideias.
Como está a situação da marca da sua empresa? Preencha o formulário abaixo, consulte a sua marca e proteja o seu negócio.