Houve um tempo que era comum existirem diversas empresas com o mesmo nome. Os empresários, ao criar um negócio, simplesmente se inspiravam em outras marcas para criar um nome. E não havia confusão por parte do público, pois eram empresas pequenas, focadas em consumidores locais. Hoje, com a internet, não é assim. Por isso vamos falar aqui dos maiores riscos de você não registrar sua marca.
Risco de perder a marca
Segundo a Lei 9.279/96 da Propriedade Industrial, o dono da marca é o primeiro que a registra. Ou seja, se você demorar para registrar a marca, alguém pode fazê-lo, e você pode perder sua criação sem obter nada em troca. Além disso, caso você continue utilizando a marca registrada por outro, corre o risco de ter de pagar indenização judicial por usá-la sem autorização do dono.
Risco de perder o reconhecimento
Se sua empresa já atua no mercado há alguns anos, perder todo o reconhecimento por parte do mercado e do público pode ser doloroso. Imagine que todo trabalho feito ao longo do tempo não vai ter mais valor, e você terá que praticamente começar do zero.
Risco de já ter perdido a marca
Outra situação comum é quando a empresa utiliza a marca sem saber que ela já pertence a outro. Ele está, portanto, fazendo propaganda para outra empresa. Por isso, ir atrás do registro também é importante para saber se você está autorizado a realizar o trabalho com a marca. Assim, você evita indenizações judiciais e não irá precisar mudar o nome e toda a estratégia de divulgação da empresa.
Risco de ter prejuízo
O marketing cada vez mais é fundamental para a estruturação do negócio. Em consequência, o registro da marca é um pilar que sustenta as divulgações do marketing. Imagine investir em estratégias de branding, marketing digital e materiais de divulgação e perder tudo? Precisar mudar porque já existe uma marca com o mesmo nome?
Depois de confiar em uma empresa, muitos consumidores só passam a comprar dela. Por isso, antes de fazer sua marca ser reconhecida, é importante realizar o registro.
Risco de perder direitos legais no licenciamento
Existem empresas que não só lucram com o próprio produto, mas também através de royalties pela licença da marca. Nesses casos, elas “vendem” o valor da marca para outra empresa utilizá-la na sua produção.
O não registro tem um impacto enorme nesse tipo de negócio. Além de perder todos os royalties pelo uso de terceiros, a empresa simplesmente perderá o direito de utilizar a marca. Com o tempo, a empresa pode até quebrar, uma vez que não pode mais produzir e nem lucrar com o licenciamento.
A porcentagem de empresas sem registro é grande, além de que muitas sofrem problemas na hora de realizar o processo. Por isso, conte com profissionais especializados para que tudo ocorra bem e sua empresa possa continuar trabalhando sem nenhum risco. Preencha o formulário em qualquer página do nosso site e comece a realizar o registro antes que seja tarde!
[Form id=”1″]