Hoje, constituir uma marca poderosa é fundamental para se obter não apenas vantagem competitiva no mercado, mas também para alcançar os objetivos do seu negócio de maneira mais ágil.
Foi por essa razão que montamos este conteúdo para apresentar o conceito de marca forte e marca fraca. Conhecê-los pode lhe ajudar a traçar um planejamento para construir uma marca impactante e positiva. Confira!
O que é uma marca?
Os especialistas apontam que não há, hoje, uma definição consensual em relação ao que é uma marca. Todavia, reconhecem que uma marca conta com características que a definem, fazendo com que ela se torne em um importante elemento de representação física e simbólica de uma empresa.
Uma marca conta com as seguintes características: possui um desenho gráfico, cores e, muitas vezes, leva o nome da empresa.
Ainda que não haja consensualidade quanto à definição de uma marca, podemos entendê-la como o elemento gráfico que representa não só a identidade de uma empresa, mas também seus valores e filosofia.
É a marca que situa a empresa no mercado, fazendo com que ela seja fixada na mente dos seus consumidores.
O que é uma marca forte?
Podemos compreender uma marca forte como aquela que conta com recursos diferenciados que a faz se destacar no mercado e, consequentemente, a empresa que ela representa.
A marca forte possui algumas características, como:
– Um nome exclusivo, diferenciado, inovador, que a torne única. Além disso, um nome exclusivo evita que a sua marca seja confundida com outras;
– Conta com um design icônico, capaz de se fixar facilmente na mente dos consumidores;
– Representa, graficamente, os valores e objetivos da empresa, fazendo com que esta fortaleça sua presença no mercado e, assim, alcance os seus objetivos com maior velocidade.
Alguns exemplos de marcas fortes que temos, as quais se podem dizer, são inconfundíveis, são: Coca Cola, Vivo, Devassa, Microsoft, Google, Toyota, Lenovo, Samsung.
São marcas que são conhecidas não pelo seu nome, mas pelo símbolo gráfico que as representam.
O que é uma marca fraca?
Uma marca fraca, todavia, é aquela que apresenta um nome comum, bem como um design simples, que não é capaz de destacar a empresa que ela representa.
Uma marca fraca pode ser entendida como uma marca genérica, muito similar a diversas outras que podemos encontrar no mercado.
Uma marca fraca tende a não só prejudicar o processo de fixação da empresa no mercado, mas também pode contribuir para que esta não seja tão conhecida como deveria.
E, como sabemos, na lógica do mercado quanto mais uma empresa é vista, maior serão as suas chances de alcançar mais clientes e de fazer mais vendas.
Ficou com alguma dúvida em relação a este conteúdo? Esperamos que não. Todavia, em caso de ter ficado, não deixe de preencher o nosso formulário de contato.
Nós contamos com uma equipe técnica que pode não só ajudar você a resolver suas principais dúvidas, mas também a desenhar uma marca que seja capaz de fazer com que o seu negócio se destaque no mercado.