Muitos empresários e empresas entendem a importância do registro de marcas e patentes no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e, por isso, buscam fazer esse processo. Mas a dúvida que costuma ficar é: o que fazer depois disso?
Fazer o monitoramento da marca após o processo de registro é essencial.
Não fazer o monitoramento da sua marca após o processo de registro, significa não acompanhar o desenvolvimento da empresa, seja ela nacional ou internacional.
É como, por exemplo, você ter uma casa de veraneio na praia. Se você não cuidar, a maresia vai estragar pintura, paredes, teto, corroer metais. Então, caso você não possa ir com frequência, alguém terá que administrar ou fazer a faxina regularmente para que você não tenha prejuízos.
Por que monitorar a marca após o registro?
O monitoramento da marca pode auxiliar sua empresa em várias frentes, entre elas:
1. Acompanhamento de prazos no INPI, impedindo, por exemplo, que você perca a sua marca;
2. Verificar se alguma marca parecida apareceu no mercado, ou seja, te deixar atento aos concorrentes diretos e indiretos;
3. Comprovar o uso da marca, o que evita sua caducidade (por lei, se a marca não é utilizada por determinado tempo, ela deixa de existir);
4. Avaliar violações da marca em todo país;
5. Análise regular do status do portfólio de marcas.
Sempre atento
Hoje em dia, o patrimônio intelectual da empresa, aquele que não é tangível como os prédios e equipamentos, é o bem mais importante que ela possui.
Marcas, patentes, direitos autorais são tidos como um dos maiores valores, em alguns casos, o maior valor de uma empresa.
Então, é preciso estar sempre atento. Você demora anos para consolidar uma marca e perdê-la por não administrá-la e perder prazos, por exemplo, é inconcebível, mas muito mais comum do que as pessoas pensam.
O empresário tem tanta coisa para gerir no dia a dia que muitas vezes esquece que o registro da marca precisa ser acompanhado e taxas pagas periodicamente.
O monitoramento da marca ajuda no fortalecimento dela, pois fiscaliza o mercado, ajuda na detecção de possíveis enfraquecimentos ou de fortalecimento da mesma.
Portanto, investir em monitoramento da sua marca registrada é investir em seu crescimento e fortalecimento no mercado.
Monitorar com quem entende
Como mostramos, de nada adianta ter uma marca registrada e não cuidar dela. E profissionais especializados, além de garantir o registro da marca, ainda podem fazer esse monitoramento efetivo.
Esses profissionais vão garantir a gestão da marca. Se você se esquecer de pagar a renovação, o INPI vai entender que não há mais o interesse de manter a marca e ela pode ser cancelada.
Quer saber mais sobre marcas e patentes, registros e consultas de marcas? Visite o nosso site e entenda como podemos te ajudar.
Somos uma empresa especializada em assessoria em propriedade intelectual, com ênfase no registro de marcas.
Ou seja, além de participar ativamente de todo o processo para a obtenção do registro de sua marca ou patente, monitoramos o pós-registro, garantindo maior eficiência e fortalecimento de sua marca.