Logotipo é o responsável por fazer com que clientes identifiquem seus produtos ou serviços, diante da concorrência
E ele é tão primordial para seu negócio, que é necessário proteger o responsável por fidelizar clientes e fortalecer o seu negócio monetariamente, não é mesmo?
Mas, afinal, logotipo é marca? Preciso fazer um registro? Vamos te explicar sobre esse assunto no post de hoje, por isso, continue a leitura.
O que é um logotipo?
Como já falamos, logotipo é o responsável por identificar um produto ou serviço que você oferece aos seus clientes ou futuros clientes.
Ele identifica, diante da concorrência, o seu produto. Aliás, isso é tão relevante que pouca gente considera a real importância do logotipo para o fortalecimento da marca.
Isso porque, por meio do logotipo você é capaz de aumentar vendas, atrair investidores e fortalecer o seu negócio.
Como é um logotipo?
Um logotipo sempre será um logo com suporte de texto, ou seja, é a integração de imagem com texto.
Várias marcas famosas usam logoitpo e um exemplo claro é o logo que a marca Nike usa.
Isso porque a Nike usa apenas o símbolo (sem o texto), como também o logotipo (quando tem o texto integrado com a imagem). Veja a imagem a seguir:
Logotipo é uma marca?
Bastante gente fica em dúvida quando pensa se um logotipo é ou não uma marca.
Já adiantamos que uma marca e um logotipo são ideias diferentes entre si, ou seja, um logotipo não é uma marca.
Inclusive, fica fácil de entender isso ao pensarmos em uma situação. Um logotipo, sendo a identidade visual da empresa, pode ser modificado com o passar do tempo
É como a gente ver empresas que mudam o logotipo, fazendo alterações em seu formato, cor, entre outros aspectos que mudem a identidade visual.
Ou seja, o logotipo é volátil. Ele pode e muitas vezes muda. Já com a marca isso não acontece.
Isso porque uma marca é uma ideia muito mais complexa e que envolve a percepção do cliente em relação ao produto ou serviço oferecido.
Assim, uma marca diz respeito ao posicionamento de sua empresa no mercado, sendo permanente por décadas muitas vezes, com uma força grandiosa para fortalecer a sua empresa diante da concorrência.
Portanto, logotipo e marca são diferentes, mas é preciso cuidar do registro dos dois, como veremos a seguir.
Quero proteger o meu logotipo, o que devo fazer?
Pouca gente pensa em fazer um registro de logotipo, mas já adiantamos que isso é extremamente necessário.
Isso porque, o trabalho por trás da criação de um logotipo é, muitas vezes, exaustivo. É preciso muita pesquisa e trabalhos extensos por trás do desing e psicologia por trás do conceito, coloração, composição etc.
Sendo assim, é fundamental proteger algo que exigiu muito esforço até ficar pronto para ser usado por sua empresa, certo? Sem contar no investimento depositado em um logotipo – o que nem sempre é barato.
Mas, a boa notícia é que existe uma forma segura de proteger o seu logotipo: fazendo o registro de marca.
Conheça 10 motivos para registrar a sua marca agora mesmo
Através do registro de marca você protege o logotipo de sua empresa. Fizemos, inclusive, uma lista com as vantagens para você fazer o quanto antes o registro de marca:
- Maneira mais eficiente de proteger o seu logotipo;
- Fideliza clientes, criando uma relação de lealdade e retenção dos clientes. Isso confere segurança para a empresa;
- Abre oportunidade para criar submarcas ou segmentar produtos;
- O tempo e investimento gasto com o registro de marca serão recompensados, já que o registro de marca contribuí para o fortalecimento e valorização da marca no mercado
Além disso, o registro de marca evita também contratempos para você. Através do registro você consegue agir diante de situações de violação da sua marca, por parte da concorrência desleal.
Faça o registro de marca com uma assessoria jurídica especialista
O registro de marca deverá sempre ser feito por meio de consultoria com assessoria jurídica especialista no assunto.
A assessoria jurídica ajudará, inclusive, com informações sobre as documentações necessárias para a solicitação do registro junto ao INPI.
Além disso, orienta para prazos e pagamentos de taxas. Ou seja, é o único serviço capaz de orientar você desde o começo até o final.
E, após a obtenção do registro, uma assessoria jurídica especializada permanece te ajudando com o monitoramento da marca, te auxiliando sempre em analisar o fortalecimento ou não de sua marca no mercado.
Mas não apenas isso, uma assessoria jurídica ainda te ajuda no primeiro passo, antes do registro, que é a consulta de marcas.
Através da consulta de marcas, você consegue analisar se já existem outras parecidas que estejam atuando no mesmo segmento que o seu no mercado.
Então, não restam dúvidas de que apenas uma assessoria jurídica especialista é capaz de te auxiliar desde o começo até o último passo.
Quem é a MEGAMARK?
A MEGAMARK é uma consultoria especializada em registro de marca.
Prestamos diversos serviços para ajudar na valorização de sua propriedade intelectual, bem como na proteção de seu bem mais valioso: sua marca.
Atuamos no mercado de registro de marcas há bastante tempo e contamos com forte investimento na tecnologia da informação, pois acreditamos que o atendimento confidencial e sigiloso é a forma mais segura e eficiente diante da troca de dados entre cliente e advogado.
Nossa equipe é composta por advogados especialistas e que trabalham, desde o primeiro contato, com empenho e excelência, para te ajudar com a sua necessidade jurídica.
Por isso, conheça nosso site e descubra todos os nossos serviços. Você pode também preencher o formulário abaixo para realizarmos a consulta de sua marca.
Não cobramos nada por analisar a viabilidade do seu processo de registro de marca, sendo esse o nosso grande diferencial.
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Estamos dispostos em te auxiliar.
Considerações Finais
Certo! Hoje você aprendeu um pouco mais sobre logotipo e como é importante proteger ele que é a identidade visual de sua empresa.
A proteção do logotipo de sua empresa é feita por meio do registro de marca. Para isso, conte com uma assessoria jurídica especialista.