Concorrência desleal existe! Isso é um fato que precisa ser entendido por todo empreendedor ou empresário.
Afinal, toda empresa ou atividade comercial tem concorrência, não é mesmo?
É comum e até necessário, porque você consegue encontrar motivos para superar seu desempenho, lucro e qualidade do produto, mas isso acontece com uma justa concorrência.
No entanto, você conhece as consequências para a sua empresa, quando pensamos em concorrência desleal?
Talvez você já tenha se perguntado sobre isso e hoje, nesse artigo, nós vamos falar mais sobre o assunto.
Então, continue acompanhando!
Concorrência desleal: o que é?
A concorrência é caracterizada pela disputa ou competição entre fornecedores de produtos, serviços ou bens, iguais ou semelhantes.
A concorrência busca a fidelização de um cliente, atraindo a preferência dos compradores para sua empresa.
Infelizmente, muitas empresas – sedentas pela preferência da clientela – acabam agindo de maneira desleal, frente à comercialização de seus serviços ou produtos.
E qual o resultado disso?
As consequências são sentidas, primeiramente, pelos seus concorrentes, que podem ser prejudicados de forma irreparável muitas vezes.
Consequências
Dentre as principais consequências destacamos:
- Perda de clientes ou investidores
- Prejuízos substanciais irreparáveis
- Falência de um negócio ou empresa
Ações desonestas
Algumas vezes, empresas que praticam a concorrência desleal utilizam de artifícios para prejudicar seus concorrentes no mercado.
Podemos citar alguns exemplos de práticas comuns:
- Divulgação de informações falsas sobre o concorrente ou produto
- Ações desonestas para com a concorrência
- Desvio de clientes de maneira fraudulenta
- Denigrindo a imagem da empresa, por meio da divulgação de fatos falsos
Ações jurídicas contra a concorrência desleal
Fique sabendo que existem formas de proteger a sua marca ou empresa de condutas fraudulentas.
Entretanto, para isso, destacamos a necessidade em você registrar a sua marca, junto ao INPI.
Através do registro de marca, você garante a proteção contra qualquer ação que tente copiar ou usar indevidamente o nome da sua empresa.
Porém, o registro de marca não garante, por exemplo, proteção contra ações desonestas, como a disseminação de falsas informações sobre o seu produto.
Infelizmente, ações desonestas, por parte da concorrência desleal, são passíveis de aconter, mesmo você tendo o registro da sua marca.
Mas, enfatizamos sobre a necessidade em você recorrer ao registro de marca para, pelo menos, estar protegido contra ações que tentem roubar a sua marca, captando a clientela da sua empresa.
Dessa forma,reforçamos que, ao inciciar a sua solicitação de registro de marca, você deve contar com ajuda de especialistas.
Afinal, só assim você fica sossegado diante de qualquer contratempo que surgir, no decorrer da sua solicitação de registro.
Além disso, enfatizamos a ação do registro de marca, porque é uma das ferramentes mais eficazes contra algumas práticas fraudulentas, tais como:
- Uso indevido da marca ou de qualquer caracterítica do nome da sua empresa
- Imitação do nome comercial
- Recurso à falsa identidade
Considerações Finais
Certo! Você já percebeu que a gente sempre fala sobre a importância do Registro de Marca, porque é realmente fundamental!
Tendo o seu registro de marca – que dura até 10 anos, podendo ser renovado – você está seguro frente às práticas da concorrência desleal, ao tentarem usar o nome da sua marca.
Isso porque, tendo o seu registro, você tem argumentos para tomar decisões jurídicas e medidas protetivas necessárias.
É crime todas as condutas fraudulentas, perante a lei, da concorrência desleal.
No entanto, muitas empresas não se intimidam e continuam agindo de forma desonesta.
Portanto, resta a nós sempre nos protegermos e agirmos juridicamente – conforme a lei – contra qualquer prática de concorrência desleal.
Conte com a MEGAMARK para fazer o Registro de Marca da sua empresa. Consulte-nos e conheça nosso site.
Gostou do artigo? Deixe o seu comentário!