Como você protege a propriedade da sua empresa? Qualquer negócio precisa se preocupar em proteger seus bens, como o prédio em que atua, suas máquinas e seus colaboradores.
Mas, o aspecto criativo não pode ser esquecido, afinal, é para isso que a maioria dos negócios trabalha tanto.
Portanto, confira a importância de fazer o registro de desenho industrial.
O que é o desenho industrial?
Primeiramente, é preciso entender o que é o desenho industrial.
Isto é uma forma plástica tridimensional ou que possua um padrão ornamental e é composto por um conjunto de cores e linhas, resultando em um visual único, que será usado na fabricação industrial.
Esta é a definição do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, mas, para facilitar o entendimento, na prática o desenho industrial é o design do produto, ou seja, aquilo que ilustra como o mesmo deve ser feito e produzido.
Por que o registro de desenho industrial é tão importante?
Evidentemente, fazer este registro é extremamente importante.
Imagine que a sua empresa gastou muito tempo e dinheiro em pesquisa e desenvolvimento, de modo a construir o produto ideal. É feito o desenho e, após muito trabalho, qualquer empresa que tenha acesso ao mesmo pode fazê-lo, aproveitando-se de todo o recurso que você gastou para desenvolver o novo design.
É isso que o registro impede. Seu objetivo é proteger sua propriedade intelectual, tão importante quanto qualquer outra propriedade da sua empresa.
Ao fazê-lo, você garante que outros não podem usar o seu desenho, para nada. Não é possível produzir, vender, importar a sua criação, a menos que exista uma autorização clara.
Assim, todo o investimento de tempo e dinheiro feito pela empresa na criação deste produto é preservado. Além disso, também é uma ferramenta de aumentar a competição.
Se uma empresa cria um produto, os concorrentes não podem simplesmente copiá-lo. Sua única escolha, se eles querem participar deste mercado, é criar novas opções, que sejam mais atraentes do ponto de vista estético ou da usabilidade.
E como o design de qualquer produto é importante para a sua identidade, isso se torna ainda mais fundamental.
Um exemplo clássico, e que todo mundo tem no bolso, são os smartphones. Os modelos da Apple tem um aspecto mais único quanto à concorrência, já que eles foram os primeiros a serem criados e registrados. As outras empresas, e a própria Apple, precisam constantemente inovar para trazer novos desenhos de smartphones que sejam mais atraentes para o público.
Por isso, é fundamental fazer o registro do desenho industrial, se você quer proteger totalmente o seu produto e associar o seu design a sua marca.
Como fazer o pedido?
Se você tem alguma dúvida de como funciona este pedido, ele é relativamente simples.
Primeiramente, é interessante entender a diferença entre patente e registro de desenho industrial.
A patente sempre aborda a inovação ou uma invenção. Já o desenho, como o nome diz, é mais focado no design do produto. Então, quando a Apple cria o iPhone é uma patente, quando ela muda a entrada do fone, é uma mudança de design.
O principal passo para fazer qualquer registro deste tipo é entender muito bem a legislação, para saber em qual caso o seu produto se encaixa.
Sendo assim, você precisa contar com uma assessoria jurídica especialista, como a MEGAMARK.
Portanto, para obter ajuda, preencha o formulário abaixo e confira como está a situação da sua propriedade intelectual e dar os primeiros passos para registrá-la.