Você sabe o que é o Golpe de Registro de Marca? Sabe como evitar?
No artigo de hoje vamos falar tudo o que você precisa conhecer sobre o assunto. Então, continue lendo o texto e saiba como se proteger.
Não seja mais uma vítima!
Golpe de Registro de Marca: cuidado!
Não é de hoje que golpes são aplicados em diversos consumidores, no mundo todo!
No entanto, até mesmo as empresas correm esse risco, quando o assunto é Registro de Marca.
Atualmente, muitas empresas são alvos de grupos estelionatários e de empresas fantasmas que aplicam golpes, cobrando valores indevidos em forma de boletos, por exemplo, em nome do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Logo, se você realizou a sua solicitação de registro e já pagou o serviço prestado pela consultoria especializada que vai te auxiliar no processo, mas mesmo assim recebeu cobrança em forma de boleto, desconfie!
É necessário muito cuidado, além de ser importante desconfiar e buscar por mais informações, porque existe sim golpe de registro de marca.
Como saber se estou sendo vítima de um golpe?
Existem algumas informações que você deve conhecer, no que diz respeito a forma como o INPI conduz o processo de solicitação pelo registro de marca.
Destacamos aqui, condutas que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial NÃO pratica:
- O INPI não realiza envio de cobranças – boletos – por e-mail;
- Não realiza nenhum tipo de contato telefônico oferecendo serviços ou realizando cobrança;
- O INPI não envia boletos físicos, pelo correio, para serem pagos
Veja que são condutas que, caso acontecer com você, podem configurar ocorrência de tentativa de golpe de registro de marca!
Além disso, os grupos ou empresas fantasmas que tentam aplicar o golpe se intitulam muitas vezes com nomes falsos, tais como:
- Agência Nacional
- Agência Brasileira
- União Brasileira
- Anuário de Marcas e Patentes
- Guia de Marcas Registradas junto ao INPI
Veja que listamos apenas alguns dos nomes falsos, divulgados pelo INPI, pois são muitos!
Assim, o INPI reforça também que qualquer cobrança realizada por empresas com os nomes listados anteriormente não tem qualquer vínculo com o INPI, portanto, suas publicações não possuem valor legal.
Mas, mesmo conhecendo essas informações, existem formas de se prevenir contra esse tipo de golpe?
Continue lendo, porque vamos falar disso a seguir!
O que fazer para me proteger do Golpe de Registro de Marca?
Antes de tudo, saiba que ao contar com a ajuda de especialistas e de uma consultoria profissional, para o registro da sua marca, você fica ciente de todo o processo e valores que devem ser pagos.
A consultoria que vai prestar esse tipo de serviço para sua empresa é conhecedora de todo o trâmite judicial, junto ao INPI, durante a sua solicitação pelo registro.
Assim, enfatizamos que uma das formas mais eficazes de se proteger é contratando o serviço de especialistas no assunto.
Ameaças e Registro de Marca
É imprencedível citar aqui algumas estratégias que podem te fazer acreditar que você precisa pagar valores informados por empresas fantasmas ou grupos criminosos.
Dentre as estratégias, muitos usam justificativas que tem relação direta com o seu Registro de Marca.
1. Sua marca vai ser registrada por outra empresa
Infelizmente, um dos golpes aplicados usa uma alegação muito séria e que causa certo pavor em quem está tentando registrar sua marca.
Alegações de que outra empresa vai usar a sua marca e, portanto, que vai conseguir o resgitro primeiro do que você é uma das formas de tentar extorquir dinheiro da sua empresa.
Assim, a ligação feita para você alega, inclsuive, que você tem direito a ganhar o registro primeiro, por ter mais tempo de atuação no mercado.
Acontece que, para garantir o seu registro, você precisaria pagar a quantia para assegurar o direito de uso de sua marca.
Não caia nessa!
2. Outra empresa já está usando a sua marca
Outra forma de golpe é alegar que outra empresa já está usando a sua marca, uma vez que você se recusou a pagar pela prioridade do uso da marca, na tentativa de golpe anterior mencionado aqui no artigo.
Para reverter a situação, exigem uma quantia que deve ser paga pela sua empresa, como forma de assegurar a você o direito de uso da marca.
3. Sua marca foi registrada
Além das tentativas anteriores, podem alegar que a sua marca foi registrada já, junto ao INPI, porém é necessário pagar pelos gastos da publicação da marca.
Os golpistas, muitas vezes, acompanham o processo de registro das empresas e obtém informações sobre processos finalizados e aprovados pelo INPI, fazendo ligações ou disparando e-mail com cobranças falsas.
Fique atento!
Pois é! Existem muitas formas de cair nas artimanhas de grupos ou empresas golpistas, quando o assunto é Registro de Marca.
A única maneira de se proteger, portanto, é contar com consultoria especializada que vai conseguir te orientar ao longo do processo.
Para isso, conte com a MEGAMARK!
A gente reconhece a importância do Registro de Marca e conhecemos todos os riscos que você pode correr, ao não contratar ajuda especializada para o seu registro.
Não perca mais tempo e nem mesmo corra o risco de ser uma vítima do Golpe de Registro de Marca.
Esteja ciente de seus direitos e garante exclusividade de direito de sua marca, com segurança!
Gostou do post?
Já conhecia sobre o Golpe de Registro de Marca? Deixe seu comentário!