10 Motivos para se registrar uma marca

10 motivos para se registrar uma marca

Será que você sabe dizer 10 motivos para se registrar uma marca? Se ainda não sabe, o nosso artigo vai te mostrar sobre a importância do registro de marca de uma empresa.

A marca da sua empresa está entre os principais patrimônios que você detém! Ela é tão importante que, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), quando bem planejada e usada pela empresa, a marca pode gerar ótimos e constantes lucros.

Além disso, ela consegue criar um elo com o cliente, sendo que ela é o que identifica o negócio, podendo ser:

  • Figura
  • Símbolo
  • Palavra

No artigo de hoje vamos explicar sobre os 10 principais motivos para se registrar uma marca e como essa estratégia não só ajuda no crescimento do seu negócio, como também garante originalidade de produtos e serviços, com relação a outros semelhantes.

Registro de marcas
Registro de marcas

Natureza da Marca

Natureza da marca quanto ao domicílio:

Antes de qualquer coisa, é importante você saber qual a natureza da marca de sua empresa.

Basicamente a marca da sua empresa pode ser:

  • Brasileiraregulamentada no Brasil, por pessoa que mora no país
  • Estrangeiraregulamentada no Brasil, porém, por pessoa que não tem domicílio no país.

Além disso, a marca estrangeira pode também ser participativa de uma organização internacional, da qual o Brasil faça parte. Assim, a marca estaria depositada em território nacional, no prazo estipulado, cumprindo acordo ou tratado.

Natureza da marca quanto ao uso dela:

Quando pensamos no uso da marca, também precisamos analisar como se dá o uso da mesma pela empresa.

Basta apenas entender como funciona o seu negócio e o tipo de serviço que presta ao consumidor/cliente, portanto, veja a seguir alguns exemplos:

  • Coletiva– marca usada para identificar produto ou serviço oriundo de uma determinada instituição
  • Produto e Serviço – marca usada para identificar e diferenciar um produto de outro que seja semelhante, porém, cuja origem é diferente.
  • Certificação – marca que atesta se o produto ou serviço está em conformidade com normas ou especificações técnicas. Por exemplo, verifica a qualidade do produto ou material usado na produção.

Apresentação da Marca

Conhecendo a natureza da sua marca, precisa agora entender como se dá a apresentação dela, podendo ser:

  • Nominativa – marca construída por uma ou mais palavras. Pode ter combinação de letras, algarismos romanos ou arábicos e neologismos.
  • Figurativa – marca constituída por figuras, desenhos, ou letras e números estilizados.
  • Mista – marca combinada pela mistura entre elementos nominativos e figurativos.
  • Tridimensional – marca que vai ser constituída pela forma plástica, ou seja, marca de produto ou serviço com capacidade distintiva em si mesma, não estando associada com nenhum efeito técnico. É como se a figura falasse por si só.

Veja alguns exemplos práticos sobre a apresentação da marca:

 

Registro de Marca Figurativo

Registro de Marca Mista (o mais utilizado)


Marca Tridimensional

 

Entendendo agora todos esses aspectos, é hora de conhecer os 10 principais motivos para se registrar uma marca.

Vamos lá?

1.    Direito de uso exclusivo de sua marca

A sua marca identifica a sua empresa, portanto, não deve existir outro negócio que usufrua da credibilidade e qualidade que você tanto se empenhou em conquistar, certo?

Aliás, ao registrar a sua marca, você garante a sua empresa direito de uso exclusivo. Assim, o empreendedor ou empresário fica livre para usar o nome em campanhas de divulgação da empresa.

Aliás, quando você registra a sua marca, você adquire o registro INPI, tendo, então, em mãos a única forma de assegurar o direito de uso exclusivo.

Inclusive, é uma forma de reivindicar por punições jurídicas àquelas empresas que têm intenção de copiar o nome do seu negócio para divulgação dos produtos e serviços delas.

2.    Agregando valor à empresa com o registro de marcas

Sim! Registrar uma marca agrega valor a sua empresa. Isso porque o cliente vai associar a sua marca com a sua empresa, bem como associar o seu produto ou serviço também.

Dessa forma, com o tempo, essa estratégia garante que o nome da sua empresa se torne um bem com grande valor comercial.

3.    Sem preocupar-se com problemas judiciais

Se tem uma coisa que nenhuma empresa deseja é ter que perder a paciência, além de dinheiro e tempo, enfrentando problemas judiciais.

Isso porque, quando você não registra a sua marca, outra empresa pode usar o mesmo símbolo, palavra ou figura.

Logo, imagine você descobrir que a sua empresa tem a mesma marca que alguma outra! Dessa forma, os dois negócios podem travar uma exaustiva batalha judicial pelo direito do uso do nome.

Segundo o SEBRAE, apenas 19% das grandes empresas possuem registro de marca! Muito pouco, não é?

4.    O primeiro a obter direito sobre a marca

Não só é ruim perder tempo e dinheiro em um processo judicial pelo direito de uso da marca, mas saber que alguém, antes de você, solicitou usar a mesma marca primeiro.

Pode ser frustrante, por isso, evite todo tipo de contratempo e isso inclui o fato de que ao registrar a sua marca primeiro, ninguém poderá usar ela, apenas você!

Afinal, você se torna o proprietário dela!

No entanto, precisamos te alertar a realizar uma pesquisa de registros de marcas para evitar problemas futuros.

Então, não hesite em pesquisar e conhecer quais outras empresas já fazem uso do nome que você idealizou para seu negócio.

Basta ler nosso outro artigo para entender sobre Consulta de Registros de Marcas

5.    Conexão com os clientes

Se tem algo que todo empreendedor e empresa desejam é criar elos com seus clientes, sabendo que estão conectados a eles, simplesmente, pela marca que detêm.

Pode parecer simples, mas criar uma conexão com clientes pode levar tempo e esforço. No entanto, a marca da sua empresa é de grande ajuda nesse momento, já que através dela o cliente pode criar empatia pela empresa e serviço.

Não só isso, mas também a confiança no produto ou serviço que você presta. Um cliente que confia em sua marca e em seu trabalho é a pessoa perfeita para te indicar aos outros, além de se fidelizar a sua empresa.

6.    Criação de franquias

Você sonha em crescer e ampliar o seu negócio? Então, o registro da sua marca é fundamental!

Não importa o tamanho nem o segmento da sua empresa, se você quer crescer e abrir franquias em outras cidades, você precisa registrar a sua marca.

Assim, você mantém a identidade visual da empresa, além da originalidade, conseguindo, inclusive, evitar cópias do nome do seu negócio.

7.    Ter que mudar o nome da sua marca

Caso você não tenha o registro de marca da sua empresa e outro negócio registrar primeiro a marca que você usa, infelizmente, você vai precisar mudar o nome que havia escolhido.

Agora, pare e pense um pouco no trabalho que você vai ter para fazer isso. Pensar, planejar e escolher um outro nome para a sua empresa pode ser desgastante.

Além disso, você corre o risco de perder clientes e o reconhecimento que lutou para conquistar, durante anos, por meio das atividades realizadas pela sua empresa.

8.    Proteja a sua marca

O registro da marca de sua empresa te assegura proteção frente à outras tentativas de plágio do nome do seu negócio.

Logo, você fica assegurado e pode tomar todas as medidas plausíveis para evitar a apropriação indevida da sua marca por outras empresas.

9.    Você é o dono!

Registrando a sua marca, você se torna o dono dela!

Dessa forma, você tem completa autorização para usar a sua marca da forma que desejar.

10 . Baixo Investimento para se registrar uma marca

O investimento que você faz para registro de marca é baixo comparado ao valor que você vai precisar pagar em multas por uso indevido, caso outra empresa alegar que o nome escolhido por você já existe e é usado.

Portanto, o momento agora não é de economizar!

Considerações Finais

Viu só? Não faltam motivos para você registrar a sua marca. Além de ser fundamental para a proteção de sua empresa e aumentar o seu lucro, é uma forma eficaz de você assegurar o direito exclusivo de uso da marca do seu negócio.

Com a leitura do artigo de hoje, você conseguiu conhecer um pouco mais sobre os 10 motivos para se registrar uma marca.

10 Motivos para se registrar a sua marca

E nós, da MEGAMARK, podemos te ajudar com o registro da sua marca., sendo muito fácil, basta clicar aqui para conhecer melhor o nosso trabalho.

E você, já registrou a marca da sua empresa?

Para ler mais conteúdos como este, não deixe de acessar o nosso blog, combinado?